Sociologia & Política

"We don't need no thought control" Pink Floyd

Tuesday, April 25, 2006

25 de Abril ou o Retrocesso

"O conflito entre o interesse geral e o interesse particular de alguns é que está na base desdes vãos descontentamentos."

Dr. António de Oliveira Salazar, Como se levanta um Estado (1991*)


Mais um ano em que se comemora o retrocesso de Portugal. A conquista de um déficit que não existia, a sabotagem, a corrida ao tacho, o esbanjamento dos cofres de estado em proveitos privados, a extorção, a volta do crime às ruas, o genocídio nas colónias africanas (guerra civil) produto de uma má descolonização por parte de quem um dia pisou a bandeira de Portugal e ateou fogo!** Poderia encher artigos sobre o que se passou, pelo que se continua a passar. É assim que vejo estes 32 anos.

Não obstante de condenar a falta de liberdade de expressão, tenho para mim que a Liberdade, em todo o seu sentido, é o que não existe hoje. Não existe limites. Hoje a liberdade dos outros não começa onde a minha acaba. Hoje, a minha liberdade pisa o espaço alheio, ultrapássa-o.

25 de Abril de 74... o dia em que voltámos à estaca zero.




*Data da conversão para português.
** Mário Soares em França.

2 Comments:

Blogger PO said...

Por mais que ache António Salazar uma personalidade fascinante do ponto de vista pessoal e político para a época, não posso deixar de reconhecer, por compromisso com o principio da objectividade científica, que a visão estratégica do "bom tirano" relativamente ao futuro foi curta.

De facto, o devir histórico provou que seria impossível manter o modelo de desenvolvimento defendido por Salazar.

Por muito má que seja a história democrática portuguesa, reconheço isso sem qualquer problema,e ache que o regime tem de se reformar a todos os níveis para poder adoptar um modelo de desenvolvimento real, todavia também acho que não existem grandes alternativa ao regime democrático. Só o facto de podermos ter opinião, faz com que n partilhe da "estaca zero"

4/26/2006 9:52 pm  
Blogger Maistre said...

Não podemos simplesmente dizer que com o 25 de abril voltamos à estaca zero! Apesar de todos os problemas que temos actualmente Portugal evoluiu em 32 anos, basta perguntar a uma pessoa que viveu durante o antigo regime.
Eu perfiro viver sobre um regime democratico, mesmo que predomine a palhaçada politica do que sobre um regime ditatorial e opressivo.

4/28/2006 8:31 pm  

Post a Comment

<< Home