Elitismos
"É essencial ser elitista - mas no sentido original da palavra: assumir responsabilidade pelo «melhor» do espírito humano. [...] Ser elitista, como explicou Goethe, significa ser respeitador: respeitador do divino, da natureza, dos nossos congéneres seres humanos, e, assim, da nossa própria dignidade humana."
STEINER, George
"A cultura mais não é do que um convite, um convite ao cultivo da nobreza de espírito. [...] Ser «culto» requer muito mais do que erudição e eloquência. Mais do que tudo o resto, significa cortesia e respeito."
RIEMEN, Rob
3 Comments:
Disparate... =P Não sei se concordas com o que postaste... ou se apenas querias gerar controvérsia... Mas, no papel de socióloga, discordo... (ou como diria a professora primária dos meus miúdos... "disconcordo")
Goethe está a ser extremamente etnocêntrico e, "literalmente" a puxar a brasa à sua sardinha - o seu grupo de pertença. Afinal de contas, uma "Elite" é apenas um grupo social com mais recursos do que outros grupos... "Capitais" [social, económico, cultural, simbólico]como diria Bourdieu, e que actuam em vários "Campos", nos quais lutam por posições e disposições no espaço social.
Quanto a cultura...... epá... do I have to say something?
bem, eu concordo com elitismos... acho que sao necessarios grupos na sociedade mas tambem pessoas que se deem bem e saibam conviver em todos os outros. espero que concorde
e viva a cultura!
Bruno Machado
(nao ha mal postar aqui pois nao? e que ja precisava ha muito de um local como este)
LOLOLOL... Bem, o que disseste Bruno (espero que me dês a liberdade....) foi simplista.. mas gostei.. no fundo.. é essa a ideologia...
É o facto de serem grupos opostos que a cooperação existe... tipo.. roda dentada... um move o outro!
bjos
Ana
Post a Comment
<< Home