Sociologia & Política

"We don't need no thought control" Pink Floyd

Monday, February 07, 2005

Como Se levanta um Estado

Dez anos depois: 1926 - 1936

"[...]
Assim estão constituídos os fundamentos dos grandes pilares do edifício e estão construídos a paz, a ordem, a união dos Portugueses, o Estado forte, a autoridade considerada, a administração honesta, assim estão revivicados a economia, o sentimento patriótico, a organização corporativa e o império colonial.

E podemos perguntar-nos como isto foi possível."

Oliveira Salazar.


Aqui está um pequeno livro que, pelo seu tamanho não se calcula a grandeza desactualizada das suas palavras. Aconselho. Lê-se em pouco menos de duas horas e custa apenas 3 míseros euros se conseguirem arranjar um exemplar velho, com as páginas amareladas, de uma antiga editora já esquecida.

Oliveira Salazar, António de, 1991, Como Se Levanta Um Estado, mobilis in mobile, Lisboa.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Desactualizada… acha?!

Plutocratas, ignorância generalizada do povo, crise económica, divida pública descontrolada, função pública inadequada, corrupção parlamentar …
…conseguimos andar para trás em vez de para a frente, com sorte voltaremos aos antigos tempos medievais, o tempo dos senhores feudais e da plebe boçal – saudosos tempos em que Portugal era uma potencia mundial.

”Aqueles que não aprendem da sua história estão condenados a revivê-la”

8/30/2007 1:11 pm  
Blogger Ikkuna said...

Desactualizada sim. Aquelas sábias palavras de Salazar tiveram um contexto.. em que não existiam Plutocratas, em que, aquilo que agora se considera a ignorância generalizada do povo foi o início da obrigatoriedade escolar (até à 4a classe subsidiada pelo estado!!!), em que não havia crise económica, divida pública era inexistente, a função pública só podia ser adequada e eficiente e ai de que houvesse corrupção parlamentar...
Desactualizadas porque hoje não chegaria um Salazar para levantar o Estado Português.

Tenho Pena, muita pena.

Não considero Salazar um santo. Não digo que não cometeu erros. Mas era ... foi um grande estadista e economista. E com ele podíamos aprender como gerir uma nação!

8/30/2007 9:23 pm  

Post a Comment

<< Home