Sociologia & Política

"We don't need no thought control" Pink Floyd

Tuesday, November 28, 2006

D-Eficiência

Vi um deficiente a pedir esmola no comboio. A um certo momento... e com o sucessivo desvios de olhares e tentativa de ignorar este drama social... que no fundo incomoda a classe média portuguesa.... O sr. deficiente vira-se para um conjunto de pessoas que lhe viraram peremptóriamente a cara, chega-se perto e diz: "sim, porque eu sou deficiente, e apenas peço dinheiro para comer".

Meus caros, no âmbito a investigação-acção, e sendo eu tão próxima de pessoas deficientes (que me são muito queridas), sinto-me na obrigação de dar completa razão à indignação deste homem:

Este pedinte (apenas mais um dos muitos papeis que ele desempenha na sociedade) é um produto da estigmatização da sociedade. Um deficiente que tem toda a capacidade para trabalhar como qualquer um de nós, no entanto... é estigmatizado - ostracisado do mundo do trabalho. Fica sem um tecto... até porque estas novas politicas cortam com grande parte dos subsidios sobre deficiencias....

E a classe média... aterrorizada de se ver numa situação destas... vira a cara ao problema.


Há duas possibilidades: Ou se dá uma contribuição comunista, uma vez que vivemos num dito estado-providência que só auxilia os lobbys e os ex-ministros, ou pomos o nosso dinheiro numa conta poupança, à espera k o estado nao se lembre de ir também cobrar por termos poupanças...

6 Comments:

Blogger Dive said...

"É o país que temos..." :S

11/28/2006 9:37 pm  
Blogger Shima said...

compreendo a tua indignação, mas tb tens de ver que "pelo pecador paga o justo", quantos não sao aqueles que "ah, dinheiro p comer sff" e se ofereces comida k eventualmente tenhas contigo viram as costas cm se lhes tivesses oferecido veneno.. eu não dou dinheiro pelo principio k nao vou contribuir p alcool ou drogas, mas se tiver comida, ou estiver num café, nao tenho problema em comprar 1 bolo ou isso.. tb tens de ver esse lado, nao é só o "virar as costas ao problema"

11/28/2006 9:51 pm  
Blogger Ikkuna said...

Estou a falar de um homem... para lá dos 60 anos, amputado. Sujo, obviamente sem-abrigo. Mas nao se notava traços nem de bebida... nem de drogas... era pobre e deficiente.

*****************

12/08/2006 7:12 pm  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Bem pensado! Sou monárquico mas gostei: acredito num modelo de estado que se preocupa!

12/13/2006 11:10 pm  
Anonymous Anonymous said...

bem, nao concordo muito com o que a "master inutile" disse e apoio o facto do "klatuu o embuçado" ser monarquico. Cara senhora, é bem verdade esse facto do ostracismo que infelizmente nao decorre apenas em pessoas com deficiencias... bem, continue a questionar esse tipo de problemas que e de nos que se movem montanhas. nao se pode generalizar e estar sempre na expectativa de que, eu dou dinheiro para alimentar um vicio de um pobre, pois se fosse assim, eles seriam negados completamente da sociedade e morreriam sem qualquer sustento a nao ser a vida de rua... sim, uma pessoa nao deve viver no risco nem na exitaçao, pois se nao, nao sabi o que estava a fazer - e claro que se tem que ponderar se se da esmola ou nao - mas eu conheço um lindo proverbio chines "nao des peixe q quem nao sabe pescar, ensina-o a pescar" esse tipo de pessoas marginalizadas devem ser encaminhadas e ajudadas nao com auxilio financeiro mas com apoio moral e social.

espero que tenha sido util,
enviando cumprimentos,
bruno machado

12/28/2006 10:27 pm  
Blogger Ikkuna said...

Faço minhas as tuas sábias palavras meu caro!

=) sorrisos!

Ana

1/05/2007 8:23 pm  

Post a Comment

<< Home