Sociologia & Política

"We don't need no thought control" Pink Floyd

Sunday, January 22, 2006

Na minha hora intelectual e intelectualizante...

"Sociólogos ao poder!"

Exclamação de Pedro Vasconcelos no programa da sic mulher Eles sobre Elas, após Rogério Samora ter afirmado que se houvessem mulheres a concorrer para o cargo de P.R., e ele pudesse optar, escolheria a socióloga Maria Filomena Mónica.



Post Scriptum: Pontos do Código deontológico da APS que esta socióloga não cumpriu no Prós e Contras

A. Prática da Sociologia

2. Os sociólogos devem exercer a sua profissão de acordo com os mais elevados padrões de competência profissional ao seu alcance. Da sua conduta profissional devem fazer parte a exploração de todas as potencialidades da sociologia e uma permanente actualização de conhecimentos. Os sociólogos devem igualmente Ter presente os limites da sua disciplina e os seus próprios limites pessoais.

3. No desempenho dos seus papéis profissionais, os sociólogos não devem prescindir da autonomia de critérios e de procedimentos que é inerente às suas competências específicas. Tal não impede o respeito por outras exigências decorrentes dos enquadramentos institucionais ou contratuais em que exerçam a sua actividade, salvo se colidirem com os princípios expressos neste código deontológico.

4. Os sociólogos devem procurar conseguir a maior objectividade possível na análise da realidade social. Trata-se, não de considerar a produção de conhecimento sociológico como socialmente neutra, mas de evitar distorções deliberadas resultantes de interesses ou convicções, e de explicitar os pressupostos presentes nesta análise.





2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

hmmm.. anhei, mas afinal essa senhora não fez isso? em que circunstancias (ok, no prós e contras, mas p km nao viu [me] é demasiado vago)?

1/26/2006 9:11 pm  
Blogger Ikkuna said...

Pois, mas o pessoal de sociologia viu, e concordamos todos no que está aqui escrito. Tipo, uma data de sociólogos e políticos... a fazer análises teóricas espetaculares, e ela a falar de experiências que teve, e da sua opinião pessoal (em vez de sociológica)...

Por exemplo ( só para tu veres como as opiniões podem ser diferentes): tu sociológicamente podes fazer uma análise conjuntural que te leva a dizer que o regime democrático é o ideal para os paises ocidentais. Enquanto pessoa, és saudosista do Salazar. (isto é só um exemplo, de mim própria)
Um SOCIÓLOGO, se for para a televisão fazer uma análise política, vai sustentá-la com a sua análise política, e não com as suas recordações de criança.

1/30/2006 11:17 am  

Post a Comment

<< Home