Sociologia & Política

"We don't need no thought control" Pink Floyd

Tuesday, April 11, 2006

Retomando teorias passadas...

"Democracia e socialismo não têm em comum senão uma palavra: igualdade. Mas repare-se na diferença: enquanto a democracia procura a igualdade na liberdade, o socialismo procura a igualdade na repressão e na servidão."

(Escrito por Alexis de Tocqueville, um achado na Wikipédia que me escapou nas leituras...)



Ahhh meus caros companheiros e pseudo-intlectuais... pretendo discursos críticos a esta frase!

2 Comments:

Blogger Shima said...

nao sou nenhuma pseudo-intlectual, portanto nao estou vinculada a fazer 1 longo discurso critico. vou só ressalvar 1 pequena "clausula" no ideal socialista que considero estar em falta...
De acordo com o ideal socialista não há servidão pk não há nem superior nem inferior, todos trabalham para um bem comum, são todos verdadeiramente iguais, claro que tem de estar dentro de cada pessoa aceitar esse bem comum sem cair da ganância de querer mais que os outros. A repressão surge do desejo (k eu considero normalissimo, pelo menos no nosso ponto evolutivo) que as pessoas têm de ser mais que as outras.
Como sabes, no fundo, no fundo, sou anarquista, mas tenho perfeita consciencia que isso nunca funcionaria (pelo menos por agora, e a anarquia (A _VERDADEIRA_ ANARQUIA E NÃO A IDEIA DE SE FAZER A MERDA K SE QUER SEM NINGUÉM PARA IMPOR ORDEM, esse ideal k o ppl gosta mt de propagar com grafitis do "simbolo anarquico", o k eu considero uma antítese em si mesmo, pk se fossem realmente anarquistas nem sequer pintavam paredes alheias..) tal como o socialismo são utopias que funcionam em exclusiva dependencia da mentalidade das pessoas, enquanto a mente humana não estiver em sintonia com esses ideiais,o socialismo teria de se socorrer de servidão e repressão aniquilando a sua verdadeira essencia.
but that's just poor old me with my "bathroom theories" :P

4/11/2006 8:42 pm  
Blogger Ikkuna said...

Oh meu caro... tocqueville é do primeiro ano, mas as suas análises são tão apaixonantes como um Marx... é ler, ler, ler, envolveres-te no pensamento dele... saborear cada palavra.. deixares maravilhar-te com afirmações como esta! =D ;) e ler nunca é de mais... se quiseres ler livros apaixonantes como este, lê Marx, Salazar (os escritos autenticos dele e não sobre ele), tocqueville, Pareto, Mosca.... básicamente os clássicos... tirando o salazar.. k esse é um clássico... mas da economia é claro!

4/24/2006 10:05 am  

Post a Comment

<< Home