Sociologia & Política

"We don't need no thought control" Pink Floyd

Friday, March 31, 2006

Sexualidade na Deficiência



Ontem assisti a um debate mensal promovido pelo Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD) que contou com a exelente participação de Jorge Cardoso e Ivone Félix.
Tenho uma mensagem para transmitir que, para mim e muitos (mas poucos) será uma constatação óbvia:

  • Os deficientes não precisam de caridade. Precisam de igualdade de direitos e oportunidades, porque os deveres para com a sociedade, esses, nunca deixam de ter.

Apropriando-me das palavras de Ivone Félix digo que os deficientes têm:

  1. Direito a crescer
  2. Direito a saber da sua condição
  3. Direito a ser sexual
  4. Direito a serem adultos e serem tratados como tal
  5. Direito a não estar à mercê das atitudes individuais de cada supervisor.
  6. Direito a não ser abusado sexualmente
Além disso têm direito a:

  1. Terem infraestruturas de acessibilidade.
  2. Terem passeios suficientemente largos para que não tenham de andar na estrada.
  3. Terem escolas e universidades completamente equipadas para os receber.
  4. A não ser infantilizados e assexuados.
  5. etc....
Após esta pequena reflexão, gostaria de tornar pública a minha grande admiração, amizade e dedicação a uma pessoa bastante especial: Dr. Pedro Nuno Oliveira (marca registada). A ele o meu muito obrigado.






4 Comments:

Blogger PO said...

Muito obrigado linda.

Beijo grande do Original.

4/01/2006 4:38 pm  
Blogger Shima said...

"Terem passeios suficientemente largos para que não tenham de andar na estrada." há passeios em k nem 1 pessoa cabe, quanto mais 1 cadeira de rodas -__-
Eu sempre fui conta a vitimização e pena de seja o que for, sempre tive horror a cena do "coitadinho deste ou daquele", porque sejamos realistas não há "coitadinhos", há pessoas com mais ou menos sorte na vida, mas todas com capacidade para seguir em frente e ultrapassar obstáculos, a questão é quererem (e poderem, no caso dos deficientes).
Seja a nível de raças, escolhas sexuais, deficiencias físicas/mentais, na minha mente não existe tal coisa "coitadinho deste" e quem é que acha k os deficiente são seres assexuados? ô.o I mean.. come on! eles têm cérebro, são seres humanos! é obvio k tb têm desejo e actividade sexual...

4/01/2006 8:48 pm  
Anonymous Anonymous said...

Também acho que os deficientes motores são bastante marginalizados. Ainda só vi meia dúzia de autocarros com suporte para eles. No meu local de estudo, tudo bem que é muito antigo, mas não tem estruturas para receber estudantes com deficiência motora (ainda por cima tem muito que subir e descer!)

Eu pessoalmente, não os acho nem mais nem menos que as outras pessoas. Sigo a política de respeitar quem respeita. Acho que os responsáveis pelos serviços públicos deviam ser mais conscienciosos para se arranjar soluções para todos os cidadãos, em especial os deficientes motores.

4/03/2006 9:04 pm  
Blogger Ana G said...

parabéns pelo post

6/20/2006 1:20 pm  

Post a Comment

<< Home