Sociologia & Política

"We don't need no thought control" Pink Floyd

Sunday, February 05, 2006

O estado português é laico?

Laicismo: "Combater a religião em nome da razão." (Wikipédia)
Laico: (del griego λαϊκός, laikós - alguien del pueblo de la raiz λαός, laós - pueblo ) es una actitud de una persona u organización que defiende la igualdad de privilegios políticos, económicos y culturales en materia de religión, garantizando la libertad de conciencia además de la no imposición de las normas y valores morales de ninguna religión o creencia. (Wikipédia)

Tenho dois pontos essenciais aqui: (1) A questão do casamento entre pessoas do mesmo sexo e(2) o caso Felgueiras e a participação de membros do estado em cerimónia religiosas.

1. Se o estado é laico, isto é, defende a igualdade (subjacente, não discriminação) de privilégios políticos, económicos e culturais, garantindo a liberdade e a não imposição de normas e valores morais de nenhuma reigião ou crença, então como pode ser anti-constitucional o casamento entre pessoas do mesmo sexo? O nosso código civil, que define o casamento, define-o anti-constitucionalmente.

2. Fátima Felgueiras, cuja fama penso que tods conhecem do panorâma político português, vai ao santuário de Fátima agradecer a vitória nas autárquicas 2005. Se o estado é laico, e esta senhora é uma representante dele, com que cara ela anuncia que ela e meia população de Felgueiras vão, numa desesperada tentativa de consolidação de mandato populista, que vai rezar, como acto político???
Claro que esta situação nao pode, nem deve ser comparada, em acções em que uma figura de estado faz honras a um falecido, em que a decisão última se deve à familia, sendo aí o estado, secundário. Por exemplo: Funeral religioso de Amália Rodrigues... em que vai um ministro prestar honras estatais.
Já claro, há antecedentes dee interferência religiosa bem recentes (Durante os mandatos de Jorge Sampaio)... que não deixam de ser imperdoáveis, principalmente dizendo-se ele ateu. Outra questão relvante é a antítese do CDS-PP, um partido, com assento parlamentar, logo legítimo representante da Assembleia da República, auto-intitular-se partido democrata cristão...


Bem, anotações à parte... digam-me: Portugal tem um estado laico ou não?

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Em teoria é laico, na prática nao... pk nao te esqueças do que aconteceu na 1ª rapública... foram demasiado laicos e isso virou a população toda contra eles... infelizemente o povo portugues ainda se baseia muito na religiao (pk é k o aborto ainda é ilegal?! né..?)a avó do meu namorado ainda reza "a oração do pão" cd vez k o faz, e como ela há milhares... O que interessa é k as opções religiosas dos politicos nao afectem as suas decisões _governamentais_ , no caso do aborto foi dado a escolher à população, aí a responsabilidade deles é _quase_ nula. Claro k actos como esse da Fátima Felgueiras são desnecessários.. mas 1 pessoa acusada do k ela está, nao se pode esperar k proceda rectilineamente. as honras à amália.. sinceramente discordo, pk a cerimonia religiosa era o unico momento em k 1 representante do estado tinha para lhe prestar homenagem...

2/05/2006 10:13 pm  
Anonymous Anonymous said...

rapública... ok.. somos a república do rap ¬¬ "yo! nao percebes o hip hop n percebes" (I feel fortunate I don't understand such thing...)

2/05/2006 10:15 pm  

Post a Comment

<< Home