Sociologia & Política

"We don't need no thought control" Pink Floyd

Monday, February 06, 2006

A questão iraniana (e cia)

Ora bem... destruir uma embaixada.. de facto não deve haver nada que demostre mais o ódio por determinado país... Eles queimaram a bandeira Dinamarquesa, e agora destruíram a embaixada Dinamarquesa na Síria. O Irão exige um pedido de desculpas por causa das caricaturas (que infelizmente eu não consegui encontrar imagens, mas que até achei engraçadas) e a Dinamarca exige uma indmenização pela destruíção da embaixada. Não sei até que ponto a minha decisão de estar do lado da Dinamarca não é influenciada pelo facto de ser europeia, mas realmente estou do lado da Dinamarca.
Como disse 1 senhora, representante de algum país, mas infelizmente não consegui apanhar qual "Se não respeitam os nossos costumes, não podem esperar que respeitemos os deles". Penso que até agora o Mundo Ocidental até tem mostrado respeito pelos costumes do Médio Oriente, embora seguindo a tendência natural de tentar impor o seu modo de vida, pois não as obrigamos a não usar lenço, não os proíbimos de rezar às horas que querem,etc... Que direito têm eles de nos proíbir de usufruir de um direito que está na base da ideia democrática que sustenta a Europa da liberdade de expressão? Se tivessemos infringido alguma lei deles, no país deles.. teriam algum direito de contestarem... agora assim? oh meus amigos... sejamos racionais... !
Mais uma vez se prova o tremendo poder da igreja.... Sad, but true.

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Bom, eu não contesto o facto de o Irão avançar com o seu programa nuclear, desde que o seu fim seja pacífico, como a produção de energia nuclear. É racional visto que o petróleo está a atingir o pico de produção. Se os outros podem ter, porque é que eles não podem ? Agora suponhamos que é para fins menos próprios... Pois, é lamentável... Mas não são os únicos com armas de destruição maciça... Os Estados Unidos têm-nas e nunca serão desprovidos delas. Que bela hipocrisia. Agora, é óbvio que as outras nações se preocuparam, penso que (não estou muito informado acerca deste assunto) por causa das tensões no Médio Oriente, e também porque olham de esguelha, não querendo acreditar que este programa nuclear seja pacífico. E lá tentaram negociar com o Irão. Pois bem, este país perde a razão toda e perde qualquer "benefício da dúvida" por parte dos europeus com esse acto contra a Dinamarca... Eu também achei que os europeus estavam um bocado com "mania da perseguição" com aquelas negociações todas... Mas acho que o Irão agora foi longe demais... My 2 cents.

2/06/2006 12:46 am  
Blogger Ikkuna said...

A questão mesmer, é que até agora, pelas suas acções e pelo fanatiso religioso presente não só no Irão, mas em todo o médio oriente, não nos permite dar esse voto de confiança. Admitamos que o Médio Oriente é altamente conflituoso (maioritáriamente por razões religiosas) e, enquanto não evoluirem, é impossível deixá-los deter tamanho poder. Mudem, e nós mudamos com eles. O que interessa é fazer o mundo mais tolerante. Olha bem para a intolerância que se verificou com as caricaturas Dinamarquesas. Se houvesse energia nuclear... já estaríamos, no mínimo numa guerra fria com o Médio Oriente. Esta tensão é terrível. Pode ter consequências graves.

2/06/2006 6:57 pm  

Post a Comment

<< Home